Latrinália – Uma categoria da comunicação popular escrita




Conforme prometido no texto da semana passada, será apresentado agora um pouco da abordagem do pesquisador Américo Pellegrini Filho sobre o nosso objeto de estudo e que ele denomina como latrinália.

Antes de tudo, é válido dizer que os 14.014 escritos populares coletados por ele em 107 países foram organizados em 22 classes e uma dessas classes corresponde à latrinália. Segundo Pellegrini Filho (2009), nela:


[...] ficam os escritos feitos em sanitários públicos – masculinos, femininos e unissex –, cujos suportes são: paredes internas dos sanitários, suas portas, seus equipamentos (vaso sanitário, papeleira, encanamento, etc), o teto. [...]. (PELLEGRINI FILHO, 2009, p. 87-88).



De acordo com o autor uma temática constante na latrinália é o humorismo, o qual pode aparecer relacionado a diversos outros temas, como por exemplo: amor/amizade, sexo, críticas, filosofia popular, xingamentos, etc.

Américo Pellegrini Filho
A análise que Pellegrini Filho (2009) faz sobre a latrinália não é muita extensa, até por que ele devota atenção também a muitos outros tipos de escritos populares (fórmulas de fiado, mensagens em papel-moeda, entre outros). Entretanto, isso não reduz o valor de sua análise. Pelo contrário, o fato de sua pesquisa envolver registros de escritos feitos em sanitários públicos de 39 países (como o Brasil, Portugal, Alemanha) revela seu interesse em se ampliar o olhar sobre eles. 

O autor aponta os grafitos da antiga cidade de Pompeia como antecedentes dos grafitos de banheiros contemporâneos. Ele aponta também que os escritos de banheiros públicos se caracterizam, por exemplo, pela liberdade de expressão dos emissores; pela sobrecarga de frases; pela ocorrência de gírias, xingamentos, símbolos eróticos; pela ocorrência de réplicas (que, segundo o autor, se dá quando uma mensagem é escrita em contestação a uma anterior); pelo anonimato.

Um dado interessante trazido por Pellegrini Filho (2009) é o de que há casos de mensagens de sanitários públicos que “[...] são conhecidas em diferentes regiões de um mesmo país e até em diferentes países. [...]” (PELLEGRINI FILHO, 2009, p. 252). O exemplo dessa ocorrência que ele apresenta corresponde ao da sentença Neste lugar solitário (...), cuja presença em escritos foi registrada por ele em Recife (Brasil), em Lisboa e Monção (Portugal) e em Peñas Blancas (Nicarágua). 

No livro Comunicação Popular Escrita (2009), Pellegrini Filho reproduz alguns dos escritos que coletou. Tais escritos aparecem divididos de acordo com seus temas e subtemas. Veja exemplos:


Escatologia – Excrementos:

  • J’aime l’odeur de mon propre cac. Suis-je normal? (WC masc., Campus Judith-Jasmim, Univr. Québec em Montreal, Montreal [Montreal], Canadá, 2003). [Eu gosto do cheiro do meu próprio cocô. Eu sou normal?]


Santos/Entidades Espirituais – Jesus Cristo:

  • Jesus is our savior. (WC fem., Est. Rodov. Central, Cardiff, País de Gales, 20010. [Jesus é nosso salvador]


Amor/Amizade:

  • I love you Titi (WC fem., entrada parquet de ruínas, Museu Monográfico de Conímbriga, Conímbriga, Portugal, 2001). [Eu gosto de você, Titi]


Metalinguagem – Crítica à prática dos enunciados populares:

  • Yozi yazna Relaya Girer başɪn belaya Götürür ler merkeze Siktirirler Herkese (WC masc., Hukuk Fakültesi, Istanbul [Istambul], Turquia, 2001). [Não escreva no banheiro   Você vai arrumar dor de cabeça      Eles levam você para a delegacia     Fazem todos foder você]



A seguir, você confere imagens de alguns dos escritos de banheiro que fazem parte do CD que acompanha o livro. 














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PELLEGRINI FILHO, Américo. Latrinália. In: ______. Comunicação Popular Escrita. São Paulo: EDUSP, 2009, p. 251-263. + 1CD

Autora: Aline Matias.


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