Grafitos de banheiro como inspiração literária



O natal já passou, um novo ano se aproxima, mas, mesmo em clima de festa, o blog Grafitos de Banheiro não para.


Para quem não se lembra ou ainda não viu, em 29 de novembro, o livro Mural dos Nomes Impróprios (2005), da autora Venus Brasileira Couy, foi tema de uma postagem aqui no blog. Hoje, eu venho compartilhar com você, leitor, um vídeo no qual Couy aparece falando um pouco sobre os grafitos de banheiro em entrevista concedida ao programa Imagem da Palavra, da Rede Minas.







A entrevista concedida por ela fez parte do programa que teve como foco o escritor e ensaísta João Gilberto Noll e seu livro Solidão Continental. Noll conta sobre suas inspirações para produzir essa obra e, segundo ele, as frases nas portas e paredes de banheiros públicos foi uma delas. Ele as considera como elementos literários.

Conforme a fala de Noll, além ter se criado literariamente lendo obras de autores como Padre Antônio Vieira e Clarisse Lispector, ele se criou olhando as portas de banheiros públicos.

Em sua participação no programa, Venus Brasileira Couy afirma que a parede e a porta do banheiro servem como mural para o sujeito se expressar.  Ela também aponta que, em geral, atribui-se à escrita dos grafitos o status de paraliteratura, termo que corresponde às produções textuais que ficam à margem do que é tido cânone literário.

Outros entrevistados também emitem suas perspectivas acerca dos grafitos de banheiro, apontando se os consideram ou não como literatura. Ao final, o que fica perceptível é que as opiniões sobre esse assunto se dividem. Independente disso, João Gilberto Noll nos mostra que os grafitos podem servir como inspiração literária. 

A fim de exemplificar essa possibilidade, a partir de agora nós teremos no blog uma seção intitulada como Grafitos e Literatura. Nela, serão disponibilizados textos literários que tenham os grafitos de banheiro como temática ou que, simplesmente, abordem a questão da escrita na porta dos banheiros. Espero que você curta os textos!


Autora: Aline Matias. 


0 comentários:

Postar um comentário