Análise do discurso dos escritos de banheiro na universidade







No texto Análise do discurso dos escritos de banheiro na universidade (2006), Vilar, Pereira e Silva (2006) empreendem a análise de escritos de banheiro, buscando observar, basicamente, os sentidos que eles produzem e os temas que neles predominam. Nesse sentido, eles analisaram grafitos encontrados em banheiros de seis prédios da UNICAMP: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL), Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Instituto de Artes (IA), Instituto de Economia (IE) e Faculdade de Educação (FE), além dos banheiros da área de Engenharia da Biblioteca Central. Entretanto, para o estudo em questão, deram ênfase à análise dos grafitos coletados no IEL e no IFCH. 

Os pesquisadores compreendem os grafitos de banheiro como a representação da “[...] voz coletiva de um grupo perfeitamente localizável e localizado. [...].” (VILAR; PEREIRA; SILVA, 2006, p. 1). De acordo com eles, os sentidos produzidos nos grafitos e o modo como estes funcionam possibilitam uma aproximação aos tópicos do coletivo que os gerou. (VILAR; PEREIRA; SILVA, 2006). Além disso, eles compreendem o grafito como um subgênero textual, “[...] cujas características especiais o convertem em um interessante e peculiar objeto de estudo [...]”. (VILAR; PEREIRA; SILVA, 2006, p. 1).


Vilar, Pereira e Silva (2006, p. 2) afirmam que no espaço do banheiro “[...] circulam livremente tantos os sentidos sexuais quanto os políticos e religiosos. Não há pudores, tudo pode ser dito, e isso ocorre por não haver assinatura. [...]”. Na análise dos grafitos que foram encontrados eles constataram, por exemplo, grafismos e iconografias diversos; frases curtas e, em certos casos, carentes de recursos gramaticais e sintáticos adequados; o uso abusivo das metáforas verbais e icônicas; metonímias gráficas e verbais (quase sempre sexuais); hipérbole gráfica e verbal; antíteses. (VILAR; PEREIRA; SILVA, 2006).

Dentre as muitas considerações sobre os grafitos de banheiro feitas no artigo está a de que:


O texto nas portas de banheiros possui em sua especial estrutura elementos próprios de uma configuração macroestrutural, tais como as pressuposições, as correferências, os tópicos de discurso, [...], e os conectores e outros elementos ligados à coesão textual. Possui como característica diferenciadora, a diversidade de preenchimento da função-autor, e, sobretudo, os jogos semiótico-textuais próprios da especificidade do gênero. (VILAR; PEREIRA; SILVA, 2006, p. 3).



Quanto às diferentes funções de autor mencionadas no excerto e que são apresentadas pelos autores tem-se, por exemplo, a de autor ampliado, em que um grafito se soma ao conceito ou opinião vertidos por outro grafito. A fim de ilustrar esse tipo de autor, Vilar, Pereira e Silva (2006) apresentam o caso a seguir:


“Os engenheiro são tudo gente bôa”   “E são mesmo”.


Há também o autor como objeto enunciado, que ocorre quando o enunciado-resposta o toma de modo parcial ou total. Um exemplo disso é o seguinte caso:


“Casei-me e não estou feliz Preciso de um bom sexo”  “só Jesus salva”.


Tomando por base o conceito de formações imaginárias, (essas, “[...] enquanto mecanismos de funcionamento discursivo, não dizem respeito a sujeitos físicos ou lugares empíricos, mas às imagens resultantes de suas projeções” (VILAR; PEREIRA; SILVA, 2006, p. 5)), os pesquisadores ressaltam que nos grafitos de banheiro analisados se processaram jogos de formações imaginárias bastante interessantes. O primeiro deles é relativo à imagem que se tem de uma Universidade (em geral, vista como local onde existem vários jovens, ambientes de estudo e conhecimento), o segundo corresponde à relação entre os institutos da universidade que foram pesquisados (no caso, o IEL é conhecido pela alta incidência de homossexualidade, enquanto o IFCH é tido como um ambiente de grandes pensamentos, crítica política, devido às disciplinas que são cursadas nesse espaço) e o terceiro se refere ao diálogo entre a imagem dos alunos de cada instituto e a imagem do instituto. 

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VILAR, Fernanda Salomão; PEREIRA, Pedro Henrique Cavano; SILVA, Tiago Elídio da. Análise do discurso dos escritos de banheiro na Universidade. Disponível em: <http://www.unicamp.br/iel/site/alunos/publica
coes/textos/a00009.htm>. Acesso em: 21 jun. 2011.



Autora: Aline Matias.












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