Grafitos de banheiro em 'Pé na Cova'

Tem tudo, TUDO na porta daquele banheiro: desenho pornográfico, frase de auto-ajuda, rabisco, ‘os cambau’... Palavrão... Tem até um desenho meu com chifre!
(Fala de Russo (Miguel Falabella/ Pé na Cova))



No episódio 06 da 1ª temporada de Pé na Cova, que foi ao ar no dia 28 de fevereiro de 2013, na Rede Globo, o personagem Ruço (Miguel Falabella) tenta a todo custo descobrir quem rabiscou a frase “RUÇO É CORNO” no banheiro de sua funerária. Irritado com a calúnia feita a ele; Ruço resolve instalar uma câmera dentro do banheiro para flagrar o responsável. No final, ele não tem sucesso em sua empreitada, mas acaba expondo a privacidade dos usuários daquele banheiro e fazendo-os confessar o que escreveram na porta.

Este episódio (embora nada científico) nos lembra das dificuldades com as quais nos deparamos no início do nosso trabalho com os grafitos. Quando nos propomos a trabalhar com o grafito utilizando o método etnográfico, observar o sujeito, bem como se dá a prática, colocou-se como um obstáculo a ser vencido. Pensamos até em desistir da etnografia, pois tal metodologia exige observação dos sujeitos em situações e contextos específicos, e, em um segundo momento, essa observação pode ser participante com aplicação de questionários.  Mas percebemos que o objeto em si exigia de nós uma adaptação do método, pois utilizá-lo à risca implicaria invasão da privacidade do sujeito produtor, como também acabaria por descaracterizar tal prática, visto que a condição do anonimato e a privacidade são uma das características básicas do gênero.  Assim como para Santos (2012), para nós



[...] o entendimento de que estudaria os grafitos sem necessariamente   ter que abordar os usuários de banheiro foi processual, até porque é bem difícil pensar antropologicamente desprendendo a imagem das descrições físicas dos “nativos”, que faz possível nominá-los e situá-los [...].
                                    

Se fôssemos utilizar o método etnográfico seguindo todos os passos, inclusive a observação da prática (interação com os sujeito), acabaríamos fazendo o que o Ruço fez. E, sendo isso um crime na vida real (Constituição Federal, inciso X, art. 5°), nossa pesquisa seria inviável.




A seguir, você confere o 6º episódio completo da série Pé na Cova :





Autora: Luana Alves.

0 comentários:

Postar um comentário