Grafitos de Banheiro em “Drama Universitário”


Capa da página do Facebook Drama Universitário


Na página do Facebook intitulada Drama Universitário e com uma abordagem humorística sobre a realidade vivida por universitários, o cartunista cearense e estudante da Universidade Federal do Ceará (UFC), Lucas Carvalho abre espaço para retratar, com muito humor, a tão recorrente produção de grafitos em banheiros de universidades. Em sua página, ele denomina o que chamamos de grafitos de "lindas poesias" num tom bastante irônico.

A partir de uma sugestão de um de seus seguidores na rede social, ele produziu o cartum abaixo: 


Cartum sobre os grafitos de banheiros no contexto da universidade



Após sua publicação no dia 22 de julho de 2013, a imagem gerou uma infinidade de comentários. Muitos deles correspondem a relatos de pessoas sobre suas próprias experiências de leitura ou escrita de grafitos. É possível observar que alguns apontam uma identificação com a reação do garoto do cartum, enquanto outros mostram que simplesmente se divertiram com os textos com os quais se depararam. Há comentários que chegam até a reproduzir alguns textos já lidos, como por exemplo: "A diferença entre cagar e dar a bunda é meramente vetorial""Sou o maior cagão da UFC, já caguei pra mais de trinta vezes nesse banheiro", "Seja bem vindo meu rei. Esse é o seu trono e eu já gozei nele", entre outros.

Nesse cartum, Lucas Carvalho ilustra bem o quanto os grafitos de banheiro estão presentes em nosso cotidiano (prova disso são os comentários ao post). Não apenas nos banheiros públicos de universidades, mas também de shoppings centers, escolas, bares, etc. Além disso, através dessa sua produção artística, ele contribui para que as pessoas discutam a questão dessa prática de escrita ainda marginalizada. 

Embora o olhar sobre o objeto e as discussões acerca deste não sejam científicos, constituem prova empírica da sua circulação e produção.


Autoras: Aline Matias e Luana Alves.


0 comentários:

Postar um comentário