Escritos de banheiro e suas denominações




As inscrições que são produzidas no espaço dos banheiros públicos recebem diversas denominações. Mais frequentemente, as pessoas se referem a elas como frases ou escritos de banheiro. Então, é bem provável que você as nomeie assim. Também são comuns as expressões mensagens de banheiro, rabiscos, pichação ou pixação, grafite, latrinália e escrita latrinália.

No que diz respeito ao termo latrinália, ele foi proposto pelo estudioso Alan Dundes, em 1966, através de um texto cujo título é Here I Sit: A Study of American Latrinalia. Dundes (1966) o elaborou a fim de se referir aos graffiti que aparecem em banheiros públicos, distinguindo-os, a partir do aspecto do espaço em que as inscrições são produzidas dos outros tipos de inscrições que são feitas em paredes.

Ainda em seu texto, ele esclarece que o levantamento da questão de como se chamar os escritos de paredes de banheiros se deu a partir do termo folk epigraphy (epigrafia popular) apresentado por Allen Walker Read, no estudo intitulado como Lexical Evidence from Folk Epigraphy in Western North America: a Glossarial Study of the Low Element in the English Vocabulary, publicado em 1935.

Como você pode perceber através do título do blog, eu e minha colega Luana Alves nos referimos a esses escritos como grafitos de banheiro. Nesse sentido, nós tomamos como parâmetro a perspectiva de Bordin (2005, p. 21), em que “[...] ‘Grafito’ adquire, [...], a acepção de palavra, frase ou desenho de caráter jocoso, informativo, contestatório ou obsceno, em local público.”.

Enfim, vários são os nomes atribuídos a essa prática de escrita. Mas, independente disso, algo que fica evidente quando se trata dela é que a escrita se faz presente em nosso cotidiano nos mais diversos espaços sociais, até mesmo no espaço privado e, paradoxalmente, público dos banheiros.

_____________________                                   

BORDIN, Dagoberto José. Inscrições de si: da porta de banheiro ao chat. 2005. 79 p. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça. Disponível em: <http://busca.unisul.br/pdf/79337_Dagoberto.pdf >. Acesso em: 22 jun. 2011.

DUNDES, A., 1966. Here I Sit: A Study of American Latrinalia. Kroeber Anthropoligical Society Paper, 34, p. 91-105. Disponível em: <http://digitalassets.lib.berkeley.edu/anthpubs/ucb/text/
kas034-010.pdf>. Acesso em: 02 jul. 2013.


Autora: Aline Matias.

0 comentários:

Postar um comentário