Internetês: Das salas de bate-papo para a porta de banheiro


Em sua dissertação de mestrado Inscrições de si: Da porta de banheiro ao chat (2005), Bordin (2005) aponta que a prática de escrita dos grafitos de banheiro mantém relação com as salas de bate-papo na Internet, na medida em que um indivíduo marcaria a sua presença na porta do banheiro e acabaria fazendo o mesmo quando cria um apelido para entrar em uma sala de bate-papo.

O presente texto busca mostrar que há outro aspecto que indica a confluência entre o contexto virtual das salas de bate-papo e contexto das portas de banheiro. Tal aspecto é a ocorrência do internetês em ambos.

No que diz respeito ao internetês, é válido esclarecer que ele consiste em uma forma diferenciada de exercitar a linguagem escrita. Sua origem se deu no âmbito da comunicação mediada pelo computador em bate-papo em chats, blogs, MSN, entre outros. É comum que se considere que o internetês como degradação, deturpação da língua. Entretanto, o que se deve ter em mente é que ele corresponde a um fenômeno que faz parte da dinâmica sócio-histórica estabelecida nas relações entre o indivíduo, a língua e as novas tecnologias, e que nada mais é do que “[...] um modo situado de funcionamento da linguagem.”  (ROJO, 2009, p. 105).

A escrita dos grafitos de banheiro se aproxima em algumas situações da escrita do internetês. Nesse sentido, é possível encontrarmos nos grafitos, por exemplo, o uso constante de abreviaturas resultantes da redução de palavras, tal como ocorre nos exemplos abaixo, nos quais kd e vc são usados para indicar as palavras cadê e você, respectivamente:


Grafitos encontrados em um dos banheiros femininos do Pavilhão de Aulas da Federação I (PAF I), da Universidade Federal da Bahia. Salvador/BA. Ano: 2011. Fonte: Tumblr Grafitos de Banheiro

Grafito encontrado em um banheiro masculino de um dos blocos de aulas do campus do Gragoatá da UFF (Universidade Federal Fluminense). Niterói/RJ. Ano: 2014. Imagem cedida por: Janderson Toth, do tumblr Galerias Marginais. Fonte: Tumblr Grafitos de Banheiro


Além disso, nos grafitos, são também realizadas marcações de pontuação expressivas, em que aparecem blocos de interrogações, exclamações ou mesmo os dois sinais de pontuação juntos, e a marcação da sílaba tônica de palavras por meio da letra h no final da palavra (como, por exemplo, eh para indicar é). Aspectos esses que também caracterizam o internetês.


_____________________

REFERÊNCIAS:


BORDIN, Dagoberto José. Inscrições de si: da porta de banheiro ao chat. 2005. 79f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Linguagem) - Universidade do Sul de Santa Catarina, Palhoça. Disponível em: <http://busca.unisul.br/pdf/79337_Dagoberto.pdf >. Acesso em: 22 jun. 2011.

ROJO, Roxane. Letramento (s): Práticas de letramento em diferentes contextos. In: ____________.  Letramentos Múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009, p. 94-121.


Autora: Aline Matias.



0 comentários:

Postar um comentário