"Banheiros públicos: os bastidores das práticas sexuais"


No texto anterior, Aline trouxe um resumo da nossa apresentação no X Enecult: "MULHER FAZ ISSO? EU NÃO ACREDITO!"- UMA ANÁLISE DOS GRAFITOS PRODUZIDOS EM BANHEIROS FEMININOS. Hoje, apresentamos ao público leitor a dissertação de mestrado de  Francisco Sales da Costa Neto, cujo título é: "Banheiros públicos: os bastidores das práticas sexuais". Segundo o autor, ao transformar o espaço do banheiro como espaço para práticas sexuais, esses sujeitos  subvertem a ordem. 

O ator destaca diversos trabalhos etnográficos (DOUGLAS, 1978; PERLONGER, 1987; HUMPHREYS, 1973) sobre relações sexuais no banheiro (habitués).
Em seu trabalho, as interações homoeróticas que se dão no espaço no banheiro são tidas como mais uma maneira de expressar a sexualidade masculina.

Costa Neto (2005) destaca a importância da análise dos grafitos de banheiro na fase inicial da pesquisa  (p.36).  Ele conta, por exemplo, que tentou entrar em contato com alguns dos endereços eletrônicos e telefones deixados nas portas, mas não obteve muito sucesso ao declarar que estava fazendo uma pesquisa. Nessa pesquisa, o grafito se constitui como um elemento de comunicação e apropriação deste espaço.
O autor toma apenas as interações ocorridas no interior dos banheiros da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) como fato para análise. Entretanto, ele observa também interações (habitués, pegação) em outros banheiros (banheiros de shoppings, rodoviária, supermercados) comparando-as com as observadas nos banheiros da universidade.

As interações sexuais dentro dos banheiros são proibidas por lei, assim como as pichações. Entretanto, como ressalta Costa Neto (2005), não é difícil encontrá-las. 

Como já dito, embora o foco do autor sejam as interações sexuais homoeróticas, ele leva em consideração também as interações que se dão por meio dos grafitos.  E será sobre isso que iremos falar no próximo texto.


REFERÊNCIAS:

COSTA NETO, Francisco Sales da. Banheiros públicos: bastidores das práticas sociais. . Natal: UFRN,2005. 132f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais)- Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2005.


Autora: Luana Alves.






0 comentários:

Postar um comentário